segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

A força da Palavra de Deus


“Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 4, 17).
            Há uma tentação que persegue constantemente os cristãos: a de marginalizar a Palavra de Deus. Em vários momentos da sua história, a Igreja católica deixou de lado a Palavra de Deus, para se dedicar à busca de riquezas, prestígio e poder. Quem estuda a história eclesiástica tem a oportunidade de conhecer as consequências deste “esquecimento” da Palavra.
            Com a realização do concílio Vaticano II, a Igreja voltou às fontes primitivas e redescobriu a força da Palavra. A Igreja católica se coloca como ouvinte da Palavra e, assim, chamada a anunciá-la ao mundo. A constituição dogmática Dei Verbum sobre a revelação divina, fala desta redescoberta da Palavra na vida e na missão da Igreja. A Palavra deixa de ser monopólio do clero, e passa a ser o Livro Sagrado acessível a todos os fieis. Durante muito tempo, somente o clero lia e interpretava a Palavra. O povo somente escutava o que o clero dizia.
            Hoje, as pessoas podem ter o texto das Sagradas Escrituras em mãos. Trata-se de um dos livros mais vendidos e traduzidos do mundo. Apesar disso, falta leitura, meditação e contemplação da Palavra. Infelizmente, a maioria dos cristãos não possui a prática da leitura da Bíblia. Esta falta de familiaridade com a Palavra possui raízes históricas. Estas explicam, mas não justificam. Em cada país do mundo, o cristão pode ter acesso à Palavra na sua própria língua.
            Outro dado importante que muito envergonha o cristianismo, e que tem causado muito descrédito é a manipulação que muitos fazem da Palavra. Esta é distorcida por pessoas que visam a satisfação de seus próprios interesses. Muita gente utiliza a Palavra para enganar, ofender, julgar, condenar, roubar e matar os outros. A Palavra não foi escrita com esta finalidade. Ninguém recebeu de Deus o poder para usar a Palavra como instrumento de legitimidade de práticas desumanas e criminosas. Deus pronuncia a sua Palavra para libertar as pessoas, jamais para enganá-las e escravizá-las (cf. Jo 8,32).
            A manipulação da Palavra consiste num processo sistemático de distorção do seu sentido. Os estudiosos em Bíblia, ao longo dos séculos, ofereceram e continuam oferecendo valiosas contribuições que nos permitem acessar o sentido dos textos bíblicos. Não é mais possível aceitarmos interpretações deturpadas das Escrituras Sagradas, que somente visam o enriquecimento ilícito e outras práticas contrárias à mensagem libertadora que encontramos nos textos sagrados.
            Do Gênesis ao Apocalipse, a Palavra de Deus revela a mensagem da salvação, que consiste na libertação integral da humanidade e na plenitude do Reino de Deus, Reino presente na história humana, que conhecerá a sua realização plena na parusia (volta) do Senhor, conforme as Escrituras Sagradas. Na Palavra encontramos a revelação divina, que precisa ser conhecida e meditada, pois é fonte de vida e salvação. Sem o conhecimento da revelação não é possível conhecer Jesus, o Senhor e Salvador, pois é o centro, a plenitude e a chave de interpretação da revelação divina.
            Preocupado com a centralidade da Palavra na vida e na missão da Igreja católica, o Papa Francisco instituiu o Domingo da Palavra de Deus, com a carta apostólica sob a forma de Motu Proprio “Aperuit illis”. Neste documento, o Papa estabeleceu que “o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”. Neste ano, este Domingo será celebrado no próximo dia 26 de janeiro. O fato de um Papa instituir um Domingo para recordar a importância da Palavra na vida cristã é um claro sinal de que algo precisa melhorar; do contrário, não haveria necessidade desta instituição.
            Por que é importante a leitura, meditação e contemplação da Palavra na vida cristã e eclesial? Não há cristão nem Igreja cristã sem a Palavra de Deus. Tanto um quanto outro devem se ocupar, permanentemente, com a Palavra. Ela é a revelação do projeto salvífico de Deus; é a luz que ilumina a caminhada do povo de Deus; é a força que impulsiona esta caminhada; é a verdade que liberta integralmente; é a fonte de onde brota a água viva que jorra para a vida eterna. Quem bebe da Palavra nunca mais terá sede, pois nela está Jesus de Nazaré, o único capaz de saciar a fome e a sede de justiça e de paz que trazemos no mais profundo de nosso ser.
            A Palavra é capaz de transformar toda pessoa que a acolhe. Sem esta acolhida, não é possível a conversão. É inconcebível que alguém leia, medite e contemple a Palavra, e continue da mesma forma, mergulhado na mesquinhez e na mediocridade. A Palavra transforma interiormente a pessoa. Ela age como o oleiro que trabalha o barro; é uma espada de dois gumes, que corta e penetra; é um fogo que queima e aquece; é como a água em terra esturricada.
            A Palavra é um dos lugares de encontro com Deus. Este encontro é sempre fecundo e libertador. Na Palavra, Deus trabalha o ser da pessoa, transformando-a naquilo que Ele quer. Por meio da Palavra, a pessoa se une a Deus, participando da sua vida. Neste sentido, vale considerar o que dizia o sábio São Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”. Este grande leitor, intérprete e tradutor das Escrituras assim se pronunciou porque sabia que o mistério pascal de Cristo constitui o centro das Sagradas Escrituras.
            O Papa Francisco tem razão ao instituir o Domingo da Palavra de Deus. Infelizmente, a Palavra, mesmo após o Vaticano II, ainda não ocupou o seu devido lugar em toda a Igreja católica. Muitas preocupações continuam ocupando o lugar da Palavra. Em muitos lugares, as devoções a Maria e aos santos ocupam lugar central. É verdade que as devoções tem a sua importância na vida da Igreja católica, mas é verdade também que a missão da Igreja é anunciar o Evangelho de Jesus, e este Evangelho precisa permanecer no centro da vida e da missão da Igreja.
            Se as pessoas não se convertem, se não se colocam no caminho de Jesus e nele perseveram, se abandonam este caminho, se não se sentem amadas por Deus, se desconhecem o amor divino... estes são sinais evidentes da ausência de uma autêntica leitura, meditação e contemplação da Palavra de Deus.
Para que exista uma Igreja verdadeiramente discípula e missionária, a Palavra precisa permanecer no centro do trabalho de evangelização. Sem esta centralidade da Palavra, continuaremos tendo multidões sedentas da Palavra, “como ovelhas sem pastor” (cf. Mt 9,32-38). Sem o alimento da Palavra, os cristãos tendem a perder o sentido da sua vida, extraviando-se e aventurando-se por caminhos que não são os de Deus.
O momento atual, profundamente marcado pelo desespero gerado pela grave crise de civilização, clama por verdade e liberdade. As pessoas estão cansadas de mentiras e confusão, cansadas de promessas ilusórias; estão cansadas e abatidas. Falta a muita gente a esperança necessária para continuar trilhando a caminhada da vida, vivendo o amor.
A Palavra de Deus carrega consigo esta esperança. Ela é capaz de despertar a esperança no espírito dos fracos e abatidos. Todo aquele que já se encontrou com esta Palavra de esperança é chamado a oferecê-la a outras pessoas. Partilhar a Palavra é atitude que faz parte da vida daquele que fez e faz uma experiência de Deus, encontrando-se com Ele nas Sagradas Escrituras. Na partilha da Palavra, a vida se renova e Deus se faz presença que conforta, ilumina, orienta e salva.
Tiago de França

Nenhum comentário: