sábado, 14 de novembro de 2009

Os sinais dos tempos


“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” (Mc 13, 31).

Não basta ao homem ser culto ou inteligente para ler os sinais dos tempos. A sabedoria meramente humana não leva o homem a enxergar o que o Espírito do Senhor revela na história. Enxergam-se e compreendem-se os sinais de Deus na história com os olhos da fé e com a iluminação do alto. Por isso mesmo, os homens de hoje, mesmo dotados da tecnologia e do avanço das ciências, estão como que perdidos sem saber que rumo tomar para a história.

A confusão de nossos dias, a insegurança do amanhã e a dispersão da comunidade humana são sinais vivos do esquecimento de Deus. É inegável a contribuição eficaz das ciências e dos frutos da inteligência humana para a qualidade de vida e o conforto para o corpo, mas é inadmissível que tenhamos tudo e percamos o fundamento de nossa existência. Deus é o fundamento de nossa existência.

Estamos no tempo do desespero da crise econômica, que aos poucos se acalma; da crise ambiental que se acentua; na trilha sem volta de um fim trágico. Falar de esperança e vivê-la nos dias de hoje é como que a água fecundando a terra seca. A terra sem a água fica como que infértil, sem vida. Assim é o homem que resolveu não mais acreditar na esperança que o impulsiona para a vida, fica seco, sem motivação para nada, torna-se pessimista e insuportável.

O Espírito do Senhor revela-nos o sentido e o valor da vida humana. Na criação do mundo, tudo foi criado pela palavra de Deus. Quando deu vida ao homem, Deus soprou-lhe as narinas e o homem se tornou um ser vivente. Nós somos seres vivos e não podemos viver como mortos. Ultimamente, a morte tem se manifestado tragicamente entre nós. Ela parece nos amedrontar, querendo nos imobilizar diante da vida. Mas não desesperemos, pois ela só tem aspectos que nos causam medo, mas a vida é maior. A vida é simples e está acima de todas as coisas. A vida do planeta, a vida do homem, a vida do cosmos é insuperável.

Encontro idosos, que diante do desespero das pessoas, desejam morrer. Encontro crianças, que olham para o futuro e não sabem o que querem ser. Encontro jovens, que desorientados no meio da confusão, desistem dos sonhos e mergulham na ficção do cinema norte-americano, no mundo das drogas e no pessimismo paralisante. Como poderá o mundo ter futuro se seus habitantes agem desta forma? Renovar a esperança que nos salva e que nos revigora diante dos sinais de morte que ameaçam a vida é urgentemente necessário. Anunciar e acreditar no Evangelho de Jesus hoje é anunciar e crer na esperança de um mundo melhor e possível.

No meio do barulho que nos ensurdece, resistindo ao sensacionalismo da mídia que pode nos alienar e crentes de que no mais profundo de nós o querer viver e viver dignamente está mais vivo do que nunca, nos unamos na esperança de um futuro melhor. Engajemo-nos nas iniciativas de promoção da vida. O Deus da esperança e da consolação está conosco. Ele é a vida plena e nos ama profundamente, muito mais do que ousamos pensar.

A Palavra revela que o desejo do coração de Deus é a vida plena da humanidade. As palavras dos homens passam, mas a certeza e a esperança que a Palavra gera em nós, jamais passarão. Acreditemos na Palavra de Deus, pois ela é a nossa salvação. O amor tudo pode e tudo transforma. Acreditemos no amor. Acima e apesar de tudo, amemos, pois fora do amor estamos perdidos.


Tiago de França

Nenhum comentário: