segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

A religião do espetáculo (Meditação breve, baseada em Mc 8,11-13).

O texto fala que os fariseus pediram a Jesus um sinal do céu. Eles assim procederam para pô-lo à prova. Portanto, não é uma motivação boa nem edificante. Jesus percebe a malícia deles e se recusa a atender ao pedido.
É verdade que Deus Pai não o enviou para fazer espetáculo no mundo. Jesus não tinha como missão a realização de mágica para atrair as pessoas. Sempre que o provocavam, ele fugia.
Para a religião de nossos dias, fica esta lição: Precisamos evitar e até combater a religião do espetáculo. Há líderes religiosos que transformam o culto em um espetáculo, numa espécie de teatro que provoca emoção das pessoas. O cristianismo não nasceu com esta finalidade.
Em muitas situações, assistimos a estes desvios: ao invés de cultuarem a Deus, muitos líderes religiosos convocam as pessoas para que cultuem seus líderes. A religião se transforma em meio eficiente para fazer discípulos, mas não discípulos de Jesus, mas fãs de determinados líderes religiosos.
Jesus e sua mensagem ficam marginalizados. A religião do espetáculo tem outras finalidades: arrecadação de dinheiro; culto a determinados líderes religiosos; difundir ideologias de dominação; promover a cultura do milagre a qualquer custo; criar uma falsa imagem de Deus etc. Trata-se numa experiência religiosa pautada na idolatria, em detrimento do seguimento de Jesus Cristo.
Os políticos descomprometidos com o bem comum tendem a alimentar este tipo de religião, pois sabem que o processo de alienação é certo e eficiente. A religião do espetáculo cega a consciência das pessoas, aprisionando-as.
Assim, para este modelo de religião cabe a afirmação marxista de que a religião é "ópio do povo". O cristianismo nasceu com a intenção de proclamar o Evangelho de Jesus, que tem como centro o Reino de Deus. Fora disso, torna-se uma religião prejudicial à humanidade, verdadeiro desserviço ao progresso integral dos povos.

Tiago de França

Nenhum comentário: