sábado, 1 de fevereiro de 2020

Jesus Cristo: Luz das nações


“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel” (Lc 2, 29-32).
            Neste domingo, a Igreja católica celebra a Festa da Apresentação do Senhor, inicialmente celebrada no oriente, e a partir do séc. VI também no ocidente. Até o Vaticano II, era uma festa mariana, que falava da purificação de Maria. Após o concílio, retomou seu caráter cristológico. O que esta festa quer nos dizer? O texto evangélico proposto (cf. Lucas 2, 22-40) possui vários elementos que merecem a nossa atenção, e que traduzem o sentido desta festa. Vamos meditar três deles.
            O primeiro se refere ao cumprimento da lei, que dizia que todo primogênito deveria ser apresentado ao Senhor, para ser consagrado. Jesus foi apresentado ao seu Pai. Eis, portanto, o encontro do Pai e do Filho no templo de Jerusalém. Jesus menino já se encontra no Templo, lugar onde se dizia que habitava Deus. No templo estava um homem justo e piedoso, que esperava a consolação do povo de Israel: Simeão. Este ancião recebeu do Espírito a revelação de que não morreria sem conhecer o Consolador do povo de Deus, o Messias prometido.
            Interessante como o texto faz questão de dizer que “o Espírito Santo estava com ele”. Simeão era um homem de Deus, habitado pelo Espírito. Este Espírito é o revelador dos planos divinos. Desde a criação acompanha a realização do plano de Deus neste mundo. Maria concebeu pela força deste Espírito, e Jesus foi guiado pelo mesmo Espírito. Também hoje, o Espírito continua trabalhando, dia e noite, falando ao coração daqueles que se abrem à sua ação amorosa. É o Espírito que nos faz justos e piedosos; que deu a Simeão a graça de ter o Messias em seus braços. Que bela promessa! Que bela realização! Que momento sublime!
            O segundo elemento que aparece no texto, discreto, mas não menos importante, é a presença silenciosa de Ana, a profetisa oriunda da tribo de Aser, filha de Fanuel. Era idosa, e vivia servindo a Deus no Templo, com jejuns e orações. As qualidades destes dois idosos servidores do Senhor, Simeão e Ana, são edificantes e nos servem de exemplo: justiça, piedade, jejum e oração. São práticas comuns a todos os que se colocam no caminho do Senhor. O texto diz que ela louvava a Deus e falava de Jesus “a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém”. Ana dá testemunho de Jesus, anunciando-o com alegria. Esta é a sua profecia.
            E o texto termina com um terceiro elemento que merece ser considerado: “Jesus crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele”. Ele é o retrato da grandeza de Deus, que se manifesta na pequenez e na fragilidade de uma criança. É a encarnação da força divina, que salva a todos, e está acima de todas as forças do mal que operam neste mundo. Ele é “o sumo-sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus” (Hebreus 2, 17). Jesus é a realização da promessa divina, revelada pelos profetas antigos; é aquele que liberta do medo e do poder da morte, e de toda espécie de escravidão.
            A celebração da festa da Apresentação do Senhor nos ensina a sermos como Simeão e Ana, que esperavam a realização da promessa de Deus. O mesmo Espírito que estava com Simeão também habita o nosso ser: Espírito de fortaleza e sabedoria. Desde o mais profundo do nosso ser, este Espírito nos revela o Senhor, que com o Pai habita em nós, transformando-nos em moradas da Trindade. Somos parte do povo de Deus, que deseja ser consolado por Aquele que jamais abandona seus filhos e filhas, que ama infinitamente e permanece fiel.
            Não podemos nos deixar dominar pelo desespero. Deus já habita a nossa casa e nossa cidade. Ele já armou a sua tenda entre nós. De uma vez por todas, entrou em nossa vida. Basta abrirmos os olhos e os ouvidos para enxergá-lo em nós. Ele fala ao coração, silenciosa e perseverantemente. Seu amor é o nosso consolo, alegria e força. O barulho do mundo e as ameaças dos fortes não possuem nenhum poder sobre aqueles que descobriram a presença amorosa de Deus.
O amor de Deus afasta o medo, confere força, alento e sentido à vida. Pertencemos a Deus, porque somos seus filhos; a sua Luz nos foi revelada. Com alegria e esperança podemos acolher esta Luz, para que no tempo oportuno possamos dizer como Simeão: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. Estamos em segurança, em Cristo Deus nos salvou.

Tiago de França

2 comentários: