domingo, 28 de junho de 2020

Pedro e Paulo: missionários de Jesus Cristo


“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16).
            Neste domingo, 28 de junho, a Igreja católica celebra a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. Os textos da liturgia são muito ricos e nos trazem algumas pistas para a nossa reflexão pessoal e comunitária (cf. At 12,1-11; 2Tm 4,6-8.17-18; Mt 16,13-19), bem como características desses grandes missionários da Igreja primitiva, que merecem a nossa atenção.
            No evangelho encontramos a confissão de fé de Pedro. Primeiro, Jesus quer saber o que as pessoas estavam pensando sobre a sua identidade. A resposta mostra que pensavam que Jesus era um grande profeta, como Elias, Jeremias, João Batista, ou algum outro grande profeta do Antigo Testamento. De fato, não estavam erradas, pois Jesus também era profeta. Jesus quis saber a resposta de seus discípulos. Parecia interessado em conhecer o que se passava na cabeça deles. E Pedro, por revelação divina, respondeu pelo grupo: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
            A resposta possui duas partes, que se complementam: Jesus é o Messias. Mas não basta dizer apenas isso, porque naquela época apareceram outros messias. A segunda parte da resposta revela a messianidade de Jesus, ou seja, que ele é, de fato, o Messias prometido, o Filho do Deus vivo. Jesus diz que Simão, filho de Jonas, que passou a ser chamado de Pedro, é feliz, porque recebeu de Deus essa revelação. Eis, portanto, a verdadeira identidade de Jesus: É o Messias, ou seja, o Ungido do Pai, e Filho do Deus vivo. O verdadeiro Messias é o Filho de Deus.
            Nesses tempos difíceis que marcam as primeiras décadas deste século, Jesus continua perguntando aos seus seguidores: “E vós, quem dizeis que eu sou?” É preciso responder com os lábios e com a vida. A profissão de fé tem estas duas dimensões: Razão de ser e experiência. O cristão precisa ter convicção de que segue o Messias, o Filho do Deus vivo. Esta convicção vem de Deus, que revela a messianidade de Jesus no cotidiano da vida. É no seguimento a Jesus que o discípulo recebe essa revelação.
            Confessar que Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo implica adesão ao que ele viveu e ensinou. Não é somente expressão do pensamento nem do credo rezado na liturgia, mas do credo vivido a partir da fraqueza humana, contando com o auxílio da graça divina. Assim viveram Pedro e Paulo. Não eram perfeitos, mas convertidos. Pedro negou Jesus três vezes (cf. Lc 22,54-62); quase morreu afogado nas águas pela falta de fé (cf. Mt 14,22-33); repreendeu Jesus, querendo desviá-lo da cruz (cf. Mt 16,21-23); entre outras passagens que revelam a sua fragilidade e, portanto, a sua humanidade. Tinha consciência de que era apenas um homem (cf. At 10,26).
            Paulo, antes Saulo, consentia a morte dos cristãos e os perseguia (cf. At 8,1.3; 9,1). Era uma espécie de devastador da Igreja. Homem de muita cultura, discípulo de Gamaliel, “instruído em todo o rigor da Lei”, tornou-se um “zeloso da causa de Deus” após ter se encontrado com o Cristo Ressuscitado (At 22,3.6-10). Fiel à missão até o fim, combateu o bom combate, completou a corrida e guardou a fé. Deixou de ser instrumento de perseguição a serviço do império romano para se tornar o homem que esperava com amor a manifestação gloriosa do Senhor (cf. 2Tm 4,7-8).
            Pedro, tendo recebido o Espírito do Senhor, abandonou o medo, foi preso e permaneceu fiel a Jesus. Na prisão, dormindo entre os soldados, foi libertado por Deus para dar continuidade à missão. Quebradas as correntes e devolvido à missão, percebeu que contava com o auxílio divino para realizar o mandato missionário de Jesus: “Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!” (At 12,11). O Senhor permanece ao lado daqueles que chama para a missão, concedendo-lhes forças e fazendo com que a mensagem seja “ouvida por todas as nações” (2Tm 4,17). Por disposição divina, os servos de Deus não morrem sem antes terem realizado a missão para a qual foram enviados.
            Pedro ensina a fidelidade à missão, que pode ser experimentada a partir da fraqueza humana. Na história do cristianismo há inúmeros testemunhos de mulheres e homens que foram fieis a Jesus. Mas seus testemunhos também são marcados por fraquezas, porque estas fazem parte da vida. Tais fraquezas são incapazes de desviar do caminho da missão; pelo contrário, servem para manter o missionário no caminho da humildade, lembrando-o de que não é Senhor, mas discípulo. Somente o Senhor é Santo e perfeito. Quando o Senhor chama, não tira a condição frágil de seus discípulos, mas os ajuda a trilhar o caminho da santidade neste mundo, a partir de suas fragilidades.
            Paulo ensina a ser missionário. Graças a ele o cristianismo ultrapassou as fronteiras da Palestina de Jesus. Vale a pena conhecer as viagens desse grande missionário de Jesus, bem como ler e meditar os seus escritos. Paulo usou de sua erudição e domínio das línguas hebraica, aramaica, grega e latina para traduzir a mensagem de Jesus. Teve a graça de ter recebido o evangelho diretamente de Jesus, e se considerava apóstolo “não por iniciativa humana nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos” (Gl 1,1).
            Chamados a responder à pergunta de Jesus sobre a sua identidade, os cristãos precisam ser, de fato, discípulos missionários. Trata-se de uma necessidade urgente no cristianismo atual, que é chamado a manifestar ao mundo o Messias, o Filho do Deus vivo. A mensagem desse Messias continua atual e capaz de salvar a humanidade do caos. As pessoas precisam enxergar em cada cristão a messianidade de Jesus. O cristianismo não pode ser transformado em pedra de tropeço nem de escândalo, mas em ferramenta de transformação do mundo. Jesus envia para ser sal da terra, luz do mundo e fermento na massa (cf. Mt 5,13-16; Lc 13,20). Não pode o cristianismo ser reduzido a um conjunto de doutrinas e rituais, que falam de Jesus como um personagem do passado.
            Neste sentido, o Papa Francisco é muito feliz quando ensina que é necessário evangelizar com trabalho e oração. A mística deve estar ligada a um vigoroso compromisso social e missionário, e as ações sociais devem ter como alicerce uma espiritualidade que transforme o coração. O Papa chama a atenção para o necessário “pulmão da oração”, sustentáculo da vida espiritual e missionária, essencial à vida do discípulo missionário. Recordando seu predecessor, o Papa João Paulo II, fala do risco do cultivo da espiritualidade intimista e individualista, que faz aparecer na Igreja e no mundo experiências religiosas que não transformam, mas atrofiam e prejudicam a caminhada cristã (cf. n. 262 da Evangelii Gaudium, do Papa Francisco – sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual).
            Por fim, é preciso recordar que neste dia também celebramos o significado e alcance do ministério do Papa, Bispo de Roma e chamado a confirmar os irmãos e irmãs na fé. Apesar de, canonicamente falando, ser detentor do poder supremo, pleno, imediato e universal sobre a Igreja católica, assim como Pedro, o Papa é um servidor.
Francisco, mais do que muitos de seus predecessores, tem demonstrado a importância do serviço humilde, simples e aberto à pluralidade das manifestações religiosas presentes no mundo. Tem também recordado o lugar dos pobres na vida eclesial e social. Na Igreja, por exigência evangélica, quem quiser exercer o poder sagrado é chamado ao serviço humilde e despojado; do contrário, perde a autoridade e se transforma em figura folclórica. Todo pastor é chamado a ser imagem do Bom Pastor, aquele que deu a sua vida para que todos pudessem ter vida em abundância (cf. Jo 10,10-11). Que Pedro e Paulo nos ajudem a sermos fieis discípulos missionários de Cristo, o Filho do Deus vivo.

Tiago de França

Nenhum comentário: