quarta-feira, 20 de maio de 2020

O Espírito da Verdade


No pequeno trecho evangélico para a nossa meditação de hoje (cf. Jo 16,12-15), Jesus continua falando a seus discípulos, preparando-os para o grande momento de sua entrega na cruz e posterior ressurreição. Ele fala que muitas coisas poderiam ser ditas naquele momento, além das que já tinha dito, mas os discípulos não seriam capazes de compreender.
Jesus se preocupa com a questão da compreensão de tudo o que se refere a ele e ao Reino de Deus. Isso mostra que é preciso compreender o que Jesus fala, pois a missão de anunciá-lo exige clareza a respeito da sua vida e missão. Ele é o centro do anúncio, e ninguém pode anunciar o que não conhece. Por isso, o seu "testamento espiritual" no evangelho de João é extenso e profundo.
Jesus continua falando do Espírito Santo, denominado Espírito da Verdade. Que Verdade será essa? Será que o Espírito revelará outros segredos da vida de Jesus? A Verdade é o próprio Cristo, pois ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Isso significa que o Espírito falará do próprio Jesus, da sua vida e missão. Jesus é a plena verdade, única capaz de revelar o sentido de todas as coisas. Nele todas as coisas são recapituladas (cf. Ef 1,10).
O que o Espírito revela aos discípulos de Jesus, desde o momento do seu envio em Pentecostes, cumprindo, assim, a promessa de Jesus, é aquilo que escutou desde toda a eternidade. No interior da Comunidade Trinitária o Espírito escutou aquilo que deveria revelar neste mundo. Como Guia da comunidade dos seguidores de Jesus, este Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus (cf. 1 Cor 2,10). Desse modo, podemos confiar na sua revelação, pois é verdadeira e geradora de vida plena.
Jesus também fala que o Espírito revelará coisas futuras. Isso não significa que dirá coisas novas sobre Jesus, como se lhe coubesse completar a revelação. Sabemos bem que Jesus é a plenitude da salvação e de revelação divina. E esta plenitude não é outra coisa senão a plenitude do ser humano, a sua realização total. A missão do Espírito será a de revelar o sentido desta salvação realizada por Jesus, de forma definitiva.
Nestes tempos difíceis, o Espírito da Verdade nos liberta de toda confusão e medo, pois nos revela que Jesus é a plenitude do humano. Revela-nos também que não fomos esquecidos por Deus, mas somos assistidos por este Espírito Consolador.
Abertos e dóceis a este Espírito somos introduzidos no mistério de Deus, mistério que nos sustenta e nos governa, que nos dá a necessária segurança e o sentido de nosso existir. A vida cristã depende da confiança no Espírito Consolador. Assim, a frágil embarcação da nossa vida estará segura e chegará ao seu destino final, que é o próprio Deus.

Feliz quarta-feira!
Tiago de França

Nenhum comentário: