terça-feira, 19 de maio de 2020

O Espírito Santo e o mundo


No pequeno trecho do evangelho que servirá para a nossa meditação breve de hoje (cf. Jo 16,5-11), Jesus fala da relação do Espírito com aqueles que não acreditam nele. O "mundo" que aparece no texto são essas pessoas. Se não acreditam, logo não se comprometem com Jesus.
Qual a ação do Espírito? O texto diz que ele convencerá tais pessoas a respeito do pecado, da justiça e do julgamento. O Espírito é o Paráclito, ou seja, o Defensor ou Advogado. O papel do advogado é argumentar para convencer o juiz a decidir favoravelmente sobre a questão que envolve o seu cliente.
Assim faz o Espírito, que age para convencer as pessoas do perigo do pecado da rejeição a Jesus. Renegar Jesus é perigoso porque dele vem a salvação. Ele é o caminho que conduz ao Pai, é a verdade que liberta integralmente, é a vida que livra da morte eterna. Por isso, o pecado está nessa possibilidade que alguém pode abraçar, capaz de conduzir ao total afastamento da vida plena.
O Espírito também convencerá a respeito da justiça, ou seja, da salvação das pessoas. Esta é a justiça do Reino de Deus. Não há outro interesse em Deus que não seja a salvação das pessoas. É para o conhecimento desta salvação que o Espírito é enviado ao mundo. Deus quer a salvação de todas as pessoas, para que ninguém se perca. Caberá aos discípulos, guiados pelo Espírito, anunciar esta Boa notícia.
O Espírito também esclarece a questão do julgamento, da possibilidade da condenação. Certamente esta não decorre de uma escolha de Deus, mas das pessoas. São estas que escolhem o mal e a ele se entregam. É possível que muitas pessoas escolham viver como se Deus não existisse. É uma escolha que conduz à condenação. Em outros termos, a pessoa se coloca na situação de alguém que se comporta como autossuficiente, bastando-se a si mesma. Esta é uma grave situação de pecado.
Como filhos de Deus existe uma relação de dependência entre nós e Deus. A virtude da humildade nos coloca diante de Deus como uma criança que depende de seus pais para viver e ser feliz. A salvação depende de Deus porque Ele é a salvação. Conscientes disso, somos levados a viver conforme o que pede o Espírito, ou seja, orientando a vida segundo a vontade de Deus. E em que consiste a vontade de Deus?
Consiste em fazer o bem e praticar a justiça. Em tudo, querer o bem das pessoas. O mal não pertence aqueles que vivem de acordo com o que Deus quer. Toda pessoa que planeja o mal para si e para os outros não age segundo o Espírito de Deus, mas segundo o Maligno, que já está condenado.
Assim, o texto de hoje vai nos apontando a festa litúrgica de Pentecostes, momento em que celebraremos este Espírito que conduz à vida plena todo aquele que segue Jesus. É preciso pedir que este mesmo Espírito nos ajude a viver de acordo com a vontade de Deus, livrando-nos da vida medíocre e mesquinha, que consiste em viver conforme o nosso egoísmo e interesses maus.

Feliz terça-feira!
Tiago de França

Nenhum comentário: