segunda-feira, 18 de maio de 2020

Testemunhar Jesus


No trecho do evangelho proposto pela Igreja católica para a liturgia deste dia (cf. Jo 15,26-16,4a), temos a promessa do Espírito e a necessidade do testemunho. Jesus diz que o Espírito Santo é o Espírito da Verdade. Ele esclarecerá toda a verdade a respeito dele e do Reino de Deus. Os discípulos não precisam ficar preocupados.
O Espírito dará testemunho de Jesus. Este é um dos critérios para a identificação do Espírito. Evitando, desse modo, qualquer confusão, o cristão reconhece o Espírito quando percebe que este testemunha Jesus. Toda pessoa que recebe este Espírito tem acesso a Jesus e a tudo o que precisa saber a respeito dele. E isto é necessário para a missão.
Jesus segue dizendo que os discípulos darão testemunho porque estavam desde o início com ele. Quem está unido a Jesus, permanecendo com ele, não há como não dar testemunho dele. Trata-se de uma consequência natural e necessária. Estar com Jesus implica o compromisso de jamais renegá-lo, mas testemunhá-lo, para que o mundo seja salvo por meio dele.
Aqui cabe perguntar se no cotidiano de nossa vida estamos testemunhando, ou renegando Jesus. É preciso verificar também se estamos acolhendo o Espírito, o Defensor, que nos ajuda a testemunhar Jesus. Pois, na verdade, ninguém consegue ser testemunha da ressurreição de Jesus sem o auxílio deste Defensor.
Jesus também fala dos riscos da missão. Ao mencionar a expulsão das sinagogas e da morte em nome de Deus, ele fala das ameaças e riscos que podem acontecer no interior da religião. É possível que em nome de Jesus as pessoas expulsem outras das Igrejas. Também é possível que pessoas sejam assassinadas em nome de Deus. Mas quando isso ocorre, Jesus nos alerta: "Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim" (16,3).
A clareza da conversa de Jesus com seus discípulos em seu "testamento espiritual" descrito no evangelho de João nos assegura que não estamos sozinhos. Ele explica, promete e, posteriormente, envia, da parte do Pai, o Defensor. Este permanece até hoje com todo aquele que o acolhe. Este Defensor nos mantém firmes e fieis a Jesus, apesar das dificuldades do caminho estreito e pedregoso. Com o seu auxílio conseguimos caminhar.
Deus nos abençoe e nos confirme na missão, nestes tempos sombrios de pandemia do coronavírus e de crises política e econômica.
Feliz segunda-feira!
Tiago de França

Nenhum comentário: